NOTÍCIAS

GS Racing vai em busca de mais um título e promete incendiar o 26º Transparaná

04/02/2020 a(s) 04:30h Aline Bem da Costa Assessoria de Imprensa

O calendário 2020 começou movimentado para a GS Racing. Após vencer o Cerapió, a equipe parte para a 26ª edição do Transparaná, competição que vai passar pelas cidades de Guarapuava, Imbituva, Castro e Curitiba. A GS Racing participa do campeonato com 13 duplas nas categorias Master, Graduado e Turismo. Em 2019 a equipe venceu as três categorias da competição.

O Transparaná tem direção de prova de Vander Hirt, mais conhecido no mundo do rally regularidade como Fritão, e deve reunir mais de 50 veículos na edição deste ano. A competição acontece entre os dias 5 e 8 de fevereiro, mas já na terça-feira, dia 4, os competidores serão recepcionados em Guarapuava, cidade que sedia a largada nos dois primeiros dias de prova.

Flávio e Rafain são os atuais tricampeões do Transparaná – Crédito: Paulo Valente
Flávio e Rafain são os atuais tricampeões do Transparaná – Crédito: Paulo Valente

Briga de campeões na categoria Master

A GS Racing chega na categoria Master com sete duplas de peso. Entre os destaques estão os campeões do Transparaná do ano passado pela categoria Master, o piloto Flávio Roberto Kath, o Poder, de Blumenau (SC), e o navegador Rafain Walendowsky, de Brusque (SC). A dupla já participou de 16 edições da competição e são os atuais tricampeões. “Participamos do primeiro em 2004 e até hoje vencemos cinco vezes no total e fomos vice-campeões outras cinco. Vencemos os três últimos eventos. O Transparaná é simples, mas é ótimo”, comenta Flávio.

Para pegar fogo na categoria Master, a GS Racing conta com mais seis duplas na disputa do título da categoria. Entre elas estão os últimos campeões do Sertões, Transcatarina, Mitsubishi Motorsports, Copa Troller, Cerapió, Campeonato Catarinense, Copa Scherer 4x4 Carbon Free e Rally Trancos RS. “O Transparaná é pra mim a prova mais disputada do Brasil. Os melhores pilotos e navegadores estão não competição, é uma prova muito técnica e quase sempre a chuva dá uma apimentada. Além disso, temos um diretor de prova que também participa de rally pelo Brasil, então ele sabe o que precisa para se fazer uma boa prova”, comenta o navegador atual campeão do Transcatarina e do Mitsubishi Motorsports, Jhonatan Ardigo.

GS Racing participa do 26º Transparaná com 13 duplas de competidores – Crédito: Paulo Valente
GS Racing participa do 26º Transparaná com 13 duplas de competidores – Crédito: Paulo Valente

O Transparaná é um dos campeonatos preferidos pelos competidores. Prova disso é a quantidade de vezes que pilotos e navegadores marcam presença no evento ao longo da carreira. O navegador Enedir da Silva Júnior, o Bolacha, de Chapecó (SC), já perdeu as contas de quantas vezes participou. “Já estive em 17 ou 18 edições do Transparaná. Fui três vezes campeão e várias vezes vice, uma vez terceiro, enfim, sempre beliscando o pódio. É uma prova ímpar, excelente de andar. Principalmente nas últimas com o Fritão de diretor, pois ele vem fazendo umas provas fantásticas tecnicamente. Além disso, as disputas estão muito acirradas e as duplas afiadas”, afirma o navegador.

Bolacha compete ao lado de Gustavo Schmidt, o Guga, de São José (SC), que vai participar pela primeira vez do Transparaná como piloto. “Já participei de umas três como navegador e é uma prova extremamente técnica, rápida, e muito difícil de ganhar. É um sonho ser campeão”, afirma Guga.

Junior e Bernardo venceram a categoria Turismo em 2019 – Crédito: Divulgação
Junior e Bernardo venceram a categoria Turismo em 2019 – Crédito: Divulgação

Campeões e estreantes na Graduado

A categoria Graduado também conta com nomes de peso como o piloto Aurélio Bilhalva, de Pelotas (RS), e o navegador Rafael Pinto, de Curitiba (PR), que são os atuais campeões do Sertões. A GS Racing também tem estreantes na categoria. O piloto José Andrade Júnior e o seu filho, o navegador Bernardo Schafer Andrade são de Piratuba (SC) e foram a sensação de 2019 vencendo a competição na categoria Turismo em sua primeira participação no Transparaná.

“Foi uma grande experiência, pois foi a primeira vez na competição, mas como já participo desse esporte há anos fiquei muito satisfeito com o que encontrei lá. A prova tem médias justas, muita trilha e pouco deslocamento. Os resultados de prova saem rápido e sempre fazemos novas amizades, que é o mais importante”, comenta Junior. “Participei somente de uma edição, mas as impressões foram ótimas. Até os mínimos detalhes foram pensados, médias altas, trilhas ótimas e apuração rápida”, destaca Bernardo.

Já para o piloto da Graduado, Ivan Laidens, de Curitiba (PR), o Transparaná é um superintensivo de quatro dias de prova. “É uma competição que exige muito do piloto, do navegador e do carro. Cada dia é um tipo de terreno diferente com reflorestamentos, pedreiras e plantações de soja, cana e milho. Quando chove o terreno fica muito liso e quando tem sol a poeira maltrata”, detalha Ivan.

GS Racing venceu as três categorias principais do Transparaná em 2019 – Crédito: Paulo Valente
GS Racing venceu as três categorias principais do Transparaná em 2019 – Crédito: Paulo Valente

Estreia na Turismo

A GS Racing também conta com estreia na competição. O piloto Rodrigo Tolezano e o navegador Renan Toguchi são de Ribeirão Pires (SP) e vem participar pela primeira vez do Transparaná.

Confira o time completo da GS Racing no 26º Transparaná:

MASTER

Flávio Roberto Kath (Poder) (Blumenau-SC) e Rafain Walendowsky (Brusque-SC)
Leandro Riffel (Piratuba-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC)
Leandro Pereira Moor (Apucarana-PR) e Cláudio Roberto Flores (Bilu) (Itajaí-SC)
Gustavo Schmidt (Guga) (São José-SC) e Enedir da Silva Júnior (Bolacha) (Chapecó-SC)
Olair Fagundes (Cuiabá-MT) e Tiago Poisl (Gravataí-RS)
Everton Gratt (Capizal-SC) e Wesley Sari (Ouro-SC)
Roberto Ardigo e Jhonatan Ardigo (Apucarana-PR)

GRADUADO

Julio Schlindwein Junior (Kuka) e Ivo Renato Mayer (Brusque-SC)
Ivan Roberto Laidens (Curitiba-PR) e Leonardo Menarin (Castro-PR)
André Lenger (Chapecó)
Aurélio Bilhalva (Pelotas-RS) e Rafael Pinto (Curitiba-PR)
José Andrade Júnior e Bernardo Schafer Andrade (Piratuba-SC)

TURISMO

Rodrigo Tolezano e Renan Toguchi (Ribeirão Pires-SP)

Flávio e Rafain venceram cinco vezes a competição e foram vice outras cinco – Crédito: Paulo Valente
Flávio e Rafain venceram cinco vezes a competição e foram vice outras cinco – Crédito: Paulo Valente

Acompanhe a GS Racing

Quem quiser acompanhar as provas da GS Racing pode seguir o Facebook (fb.com/racinggs) e Instagram (@gsracing) da equipe. As notícias também são publicadas no site www.gs4x4performance.com.br, além da imprensa em geral e dos principais sites especializados em off-road. No 26º Transparaná a GS Racing conta com o patrocínio master de Pneus Yokohama, GS 4x4 Performance, Rallye Design e Trilha SC.

Deixe seu comentário

Mais off-road

Carregar mais...